Henrique Meirelles, ministro da Fazenda

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Brasília. Foto Orlando Brito
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Foto Orlando Brito

Henrique Meirelles é o atual ministro da Fazenda, nomeado em maio de 2016 por Michel Temer quando este assumiu a Presidência da República ainda em caráter interino.

Como chefe da Fazenda, Meirelles leva adiante a política econômica de ajuste fiscal e corte de gastos do governo Temer, apoiada por medidas junto ao Congresso como as reformas trabalhista e previdenciária, além da PEC do teto de gastos. Tendo passado pela cadeira de presidente do BankBoston e da J&F, Meirelles também transmite credibilidade ao mercado. Algo que por vezes é sabotado pelas crises políticas do governo.

Indicou Ilan Goldfajn para a Presidência do Banco Central.

Veja também: É a política, estúpido! (Rudolfo Lago)

Foi também presidente do Banco Central durante os oito anos do governo Lula, entre 2003 e 2010. Durante a crise econômica no governo de Dilma Rousseff, foi especulado que Meirelles poderia assumir o Ministério da Fazenda. À época, Dilma escolheu Joaquim Levy para a função.

Henrique Meirelles pode ser candidato à Presidência em 2018?

No dia 13 de setembro de 2017, o PSD convidou Meirelles para ser seu candidato nas próximas eleições. O ministro negou em sua conta de Twitter.

Meirelles candidato: mercado gostou, Planalto não As reações ao convite do PSD. Seria um recuo estratégico de Meirelles? Por Helena Chagas.

Mandato tampão pode dar visibilidade à candidatura MeirellesComo uma futura candidatura de Meirelles poderia se beneficiar de uma queda de Michel Temer. Por José Antonio Severo.

Economia versus Política

Não é raro que a política econômica de Meirelles acabe sendo atropelada pelas crises do governo Michel Temer.

Anúncio de pacote fiscal não melhora clima Clima pesado com o anúncio da nova meta fiscal. Equipe econômica para um lado, políticos do governo para o outro. Por Helena Chagas.

Quando o Congresso roda na Bandeira 2, perde o ministro ortodoxo Entenda como um presidente da República na frigideira, um Congresso na Bandeira 2 afetam o desempenho do ministro da Fazenda. Por Rudolfo Lago.

Veja também:

Twitter

Ministério da Fazenda

Atualizado em 18/09/2017.

Deixe seu comentário