O sonho da maioria dos brasileiros de viajar para Orlando e conhecer os parques da Disney foi adiado outra vez.
A administração do democrata Joe Biden continuará a restringir a entrada de turistas brasileiros e de outros países nos Estados Unidos, citando preocupações de que viajantes infectados possam contribuir para uma maior disseminação da cepa Delta em todo o território americano.
A preocupação com a variante convenceu a Casa Branca a não revogar as atuais restrições de viagem aos estrangeiros, algumas das quais estavam em vigor desde o início da pandemia. As vacinas permanecem eficazes contra os piores resultados do Covid-19, inclusive da cepa Delta.
Medo na Casa Branca
A cepa Delta mais transmissível está se espalhando aqui e em todo o mundo numa forma assustadora. Os casos estão aumentando nos Estados Unidos, particularmente entre os não vacinados. Alguns cientistas americanos não descartam a hipótese de que o “pior ainda não aconteceu”.
A decisão da administração Biden é um golpe para o setor de turismo, que esperava que o cancelamento das proibições de turistas estrangeiros pudesse incrementar os negócios nas últimas semanas de verão, ajudando hotéis, companhias aéreas e outros interesses que vêm sofrendo nos últimos dezoito meses.
A Casa Branca deixou bem claro que ninguém sabe quando os Estados Unidos removeriam completamente as interdições. Executivos da companhia aérea australiana Qantas acreditam que o setor de turismo só “voltará a normal” em 2024.
“Não tenho um cronograma para antecipar para você porque é tudo sobre o sucesso que temos em vacinar mais pessoas, obter mais vacinas para o mundo e combater o vírus”, informou Jen Psaki, porta-voz do governo.
Estamos na contramão da pandemia. Essa foi a mensagem que o Dr. Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas do país, deu no último fim de semana, à medida que os casos continuam sua tendência de aumento e muitas pessoas elegíveis se recusam a ser vacinadas.
“É como se você tivesse dois tipos de América”, disse Fauci no “Estado da União” da rede CNN. “Você tem a parte não vacinada muito vulnerável e a parte vacinada realmente relativamente protegida. Se você for vacinado, você está em uma categoria muito diferente de alguém que não foi vacinado.”
Fauci também disse que o governo Biden está considerando a reedição de diretrizes mais rígidas sobre quando usar uma máscara.