Tem gente vendendo e comprando a ilusão de que a votação na Câmara sobre a autorização para uma segunda investigação sobre Michel Temer poderia ser diferente. Balela. As faturas à vista e a prazo foram liquidadas na noite da quarta-feira (2).
Se a mala de dinheiro entregue a Rodrigo Loures, em vídeo exibido à exaustão, pouco efeito causou na hora do vamos ver na Câmara, a expectativa é de que a segunda denúncia — a ser apresentada por um Rodrigo Janot que já está tomando café morno — será recebida com igual desdém.
A bem da verdade, como a gente cansou de escrever por aqui, foi um jogo de cartas marcadas em que os principais players dos partidos governistas e de oposição e o grande empresariado – exceto a Globo – queriam manter Temer no cargo.
Há tempos se sabe do acordo tácito entre Lula, Alckmin e Aécio — com as bênçãos da Fiesp e o faz de conta dos movimentos sociais – para segurar Temer na cadeira presidencial.
Veja também: Como a apatia da turma de Lula faz OnG protagonista do “Fora, Temer” (Andrei Meireles)
Nesse balaio, cabe de tudo um pouco. Das perspectivas eleitorais na sucessão presidencial no ano que vem aos mais variados interesses empresariais com a agenda da equipe econômica de Temer.
Isso vem sendo dito por alguns em alto e bom som e por outros a meia voz. Teve igual peso no apoio a Temer o que apenas se sussurra: a busca de alternativas para salvar o pescoço dos principais caciques políticos flagrados pela Operação Lava Jato e por outras investigações.
Como é sabido, já há uma fórmula para manter Lula, Temer, Dilma, Sarney e Collor longe do juiz Sérgio Moro. É estender o foro privilegiado aos ex-presidentes da República.
A dúvida é sobre quem sequer esquentou a cadeira presidencial, sentou-se lá na condição de interinos, como Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira….
Mas tem muito mais gente lutando para conseguir embarcar nesse e em outros bondes da impunidade. Ainda não desistiram da tal anistia ao Caixa 2 e a outras cositas mas…
Como Helena Chagas registrou por aqui, é bem provável que essa história seja melhor contada nas próximas semanas.
A conferir.