Chega à mídia parte do depoimento que faz parte da delação premiada de Pedro Corrêa, que foi deputado pelo Partido Progressista. Segundo o ex-parlamentar pernambucano, o ex-presidente Lula não só tinha conhecimento do esquema de corrupção na Petrobrás como pessoalmente fez gestões para indicar Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento da empresa petrolífera, como indicação do PP.
Paulo Roberto Costa é um dos principais personagens presos pela Operação Lava Jato, que investiga crimes contra o patrimônio da companhia estatal. A declaração de Pedro Corrêa não está ainda formalizada pelo Ministério Público Federal e o Instituto Lula, nega suas afirmações em nota: “É repugnante que policiais e promotores transcrevam essa farsa em documento oficial, num formato claramente direcionado a enxovalhar a honra do ex-presidente”.
Também consta do depoimento de Corrêa – que ainda não tem inteiro valor jurídico – acusações a vários deputados, senadores, empresários e funcionários de alto escalão do governo de Luís Inácio Lula da Silva. É mais uma notícia-bomba a abalar o mundo político após a divulgação de gravações nas quais estão a fala do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e de figuras importantes da seara do poder.
Para relembrar: Pedro Corrêa cumpria prisão em regime domiciliar, após ter sido condenado no processo do Mensalão. Agora, com a Operação Lava Jato, volta à cadeia, em Curitiba.