Mobilização contra anistia ao caixa 2 ainda é pequena

Deputado Onyx Lorenzoni - Foto Orlando Brito

Até agora, não há maiores sinais da megamobilização que procuradores e outros defensores do pacote anticorrupção estavam preparando para hoje, quando deve ser votado na comissão especial da Câmara o parecer do deputado Onyx Lorenzoni. Possível sinal de que as dez medidas poderão ser aprovadas com a inclusão do crime de responsabilidade contra magistrados e membros do MP e com uma anistia ao caixa 2 – embora, nesse ponto, a principal manobra, que prevê o perdão explícito aos políticos, esteja reservada para o plenário.

Nas últimas horas, na magistratura e em entidades ligadas ao Judiciário, ouviram-se vozes importantes contra o que estão classificando como “abafa” da Lava Jato. Uma delas foi a do ministro do STF Luiz Roberto Barroso, que ontem à noite, em seminário na PGR, bateu forte, alertando para o risco de o país se transformar numa “República de Bananas”:

– Há uma certa mentalidade se disseminando de que o problema é a corrupção dos outros, e que agora, que já me livrei da corrupção dos de quem eu não gosto, nós vamos fazer uma composição geral – disse Barroso.

Tudo indica, porém, que a Câmara vai liquidar essa fatura, se não hoje, nos próximos dias. A mobilização esperada não se concretizou e parece não ter sensibilizado a mídia. A última tentativa dos defensores das dez medidas sem modificações será levar hoje muita gente para o gramado do Congresso. A conferir.

 

Deixe seu comentário