Emoção pura. O DataFolha, que não se sabia que ia fazer boca de urna em SP, entrou em campo com mais um resultado que bate de frente com o concorrente Ibope: pelos seus números, o tucano João Doria leva no primeiro turno. Se assim for, talvez o maior perdedor deste domingo seja o Ibope, que desde a véspera divergia do DataFolha em relação a Fernando Haddad, Marta e Russomano.
A se confirmar o DataFolha, o grande vencedor da rodada é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Se eleger seu poste em primeiro turno, ganha cacife para se tornar o candidato do PSDB em 2018 e deixa boa parte do alto tucanato com a cara no chão, já que não apoiaram Doria quando ele ganhou a disputa interna para se tornar candidato. Andrea Matarazzo, ligado a José Serra e Fernando Henrique, chegou a sair do partido para ser vice da peemedebista Marta Suplicy pelo PSD.
A derrota com cara de vitória do PT fica menor se não houver segundo turno, mas não deixa de existir pelo fato de o atual prefeito terminar a campanha em segundo lugar. Para os petistas, a comemoração agora fica reduzida à desidratação de Marta Suplicy.
O que esse possível resultado mostra é que, como diz Andrei Meireles, pau que bate em Chico, bate em Francisco. O mesmo voto útil que não deixou a esquerda morrer no Rio e em SP neste domingo terá garantido, no campo mais à direita, a vitória de Doria no primeiro turno.