Pedro Simon ainda está na ativa. A festa de 90 anos do ex-senador, dia 1° de fevereiro, será o evento político de relançamento do MDB do Rio Grande do Sul. Acontecerá simultaneamente à campanha municipalista, para que o partido continue sendo o de maior número de prefeituras no território brasileiro.
O local e a data do evento relembram um momento épico da trajetória do político gaúcho, quando Simon, no dia 19 de fevereiro de 1984, em plena temporada de verão, catalisou uma multidão numa passeata em favor das Diretas Já, movimento de meados dos anos 1980 que tentou antecipar, sem sucesso, a volta das eleições diretas para presidente da República.
Sem planos nem organização, ele foi para a orla marítima da praia de Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul, e, aos poucos, espontaneamente, foi sendo cercado pela multidão de banhistas que iniciou uma jornada de protestos. É considerado um fato épico pela crônica política gaúcha.
O ex-senador completa 90 anos no dia 31 de janeiro. O MDB elaborou um conjunto de 15 importantes fatos protagonizados por Simon durante a sua vida pública que serão recontados através de vídeo e exposição fotográfica.
O evento está sendo organizado pelo MDB gaúcho, com curadoria do MDB da região do litoral, que tem entre seus próceres o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), atualmente em grande destaque porque foi recentemente reeleito presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, a chamada Frente Ruralista. Moreira tem base na região das praias do Atlântico, pois iniciou sua carreira política como prefeito de Osório, cidade histórica daquela região.