Os ministros Bruno Araujo (Cidades), Raul Jungmann (Defesa), Mendonça Filho ( Educação) e Fernando Coelho ( Minas e Energia), todos deputados eleitos por Pernambuco, fizeram um pacto para as eleições municipais. Como a regra que está valendo proíbe financiamento por empresas, resolveram que não vão pedir dinheiro para seus candidatos. “Contem conosco para pedir votos nos palanques e mais nada”, diz Bruno Araújo.
As eleições municipais este ano serão um teste para a aplicação do financiamento de campanha por pessoas físicas. Essa restrição e o receio de tradicionais financiadores de campanha, como os empreiteiros, de usarem caixa 2 para repassar dinheiro para políticos respaldam a previsão generalizada de que a disputa eleitoral este ano será bem mais barata.
Pelo que se ouve de procuradores e promotores, a fiscalização do ministério público será rigorosa. Os resultados alcançados pela Operação Lava Jato animaram a tropa em todo o país no combate à corrupção e ao uso de Caixa 2 pelos políticos.