A AJA Media Solutions, sob o comando dos jornalistas Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa, passou a fazer um ranking semanal da visibilidade e relevância dos pré-candidatos à presidência nas redes sociais. Vejam o que diz seu último relatório:
Jair Bolsonaro (PSL) subiu do 3º para 1º lugar no ranking de visibilidade e relevância dos pré-candidatos à presidência no Twitter, na semana de 26 de abril a 3 de maio. No entanto, sua fatia no total de relevância dos pré-candidatos está ainda 20% abaixo do que era há três semanas.
No outro extremo do espectro político, a pré-candidata Manuela D’Avila (PC do B) passou de 4º para 2º, e sua diferença em relação a Bolsonaro é de menos de 3%, segundo análise semanal conduzida pela AJA Solutions. Já o ex-presidente Lula (PT), na prisão há quase um mês, caiu de 1º para 3º, e Marina Silva (Rede), de 2º para 8º.
Em um mês, o total de interações com os pré-candidatos cresceu 120% e em 200 mil o número de seguidores dos 15 acompanhados pela AJA – que totalizaram 6,3 milhões. O aumento do interesse pela eleição no Twitter está na raiz da grande flutuação da posição dos pré-candidatos – quanto mais usuários neste universo, mais instável fica o sistema analisado. Se o interesse continuar aumentando tão rapidamente, é de se esperar que continue a volatilidade na relevância dos pré-candidatos.
Nesta semana, a relevância de Bolsonaro e Manuela foi sustentada especialmente pela polêmica entre os dois – é como se tivesse havido um debate indireto entre eles, seguido e replicado com grande interesse por usuários do Twitter que orbitam o ecossistema da eleição. No topo do ranking de interação esta semana, um tuíte com críticas de um seguidor de Bolsonaro a Manuela, retuitado pelo pré-candidato do PSL e depois retirado do Twitter.
Esse tuíte mostrava uma montagem com uma foto de Manuela nos Estados Unidos e outra do que seria a pobreza na Venezuela em crise, com outras duas fotos dela para insinuar que ela prefere o primeiro. Em resposta indireta, a pré-candidata do PCdoB usou a mesma montagem de imagens dela, combinadas com Marx e bom humor, e explicou por que comunista pode ter celular. A montagem feita por Manuela foi a mais relevante no ranking das imagens da semana e o tuíte inicial dela teve 12mil likes e 3mil retuítes, conquistando a segunda maior interação do período.
Para o relatório completo, acesse o site da empresa parceira da AJA no Brasil, a Factual Informação e Análise.