O Valle de Los Caídos é um grande trauma na Espanha. É uma obra monumental para marcar a vitória do ditador Francisco Franco na guerra civil espanhola. Foi construída como trabalho forçado pelos republicanos prisioneiros. Ali, estão enterrados milhares de combatentes franquistas, inclusive o próprio Francisco Franco.
Em nossa típica irreverência, a expressão Valle de Los Caídos ganhou conotação nem um pouco trágica. É usada, por exemplo, para os diplomatas sem função que vagam pelos corredores do Itamaraty.
A cada mudança de governo, ela volta à tona. Está sendo agora batizada assim a Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz, respeitado instituto de pesquisa na área de Saúde, que tem como sede um belo castelo mourisco no Rio de Janeiro.
Pois bem. Na sede regional da Fiocruz, dentro do campus da Universidade de Brasília, estão dando expedientes alguns petistas que andavam meio sumidos, mas tiveram destaque nas gestões do partido. São os casos das ex-ministras Eleonora Menicucci e Tereza Campelo, o ex-governador Agnelo Queiroz e seu inseparável parceiro Rafael Barbosa, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal.