Com humildade, confiança e otimismo Biden diz que “vamos vencer esta corrida”

Biden fala na sexta-feira à noite

O candidato democrata Joe Biden falou à nação na sexta-feira, quando sua crescente liderança nos principais estados do campo de batalha da eleição presidencial parecia tê-lo colocado à beira da vitória.

“Os números nos contam uma história clara e convincente: nós vamos vencer esta corrida”, disse Biden em comentários feitos dentro do Chase Center em Wilmington, no estado de Delaware.

O discurso do democrata teve um toque de anticlímax. Biden aproveitou a oportunidade para projetar confiança no resultado das eleições. “O que está ficando mais claro a cada hora é que um número recorde de americanos de todas as raças, credos e regiões escolheu mudar a rota do país”, enfatizou o democrata.

No início da manhã de sexta-feira, Biden superou a liderança de Trump em dois estados-chave – Pennsylvania e Geórgia – à medida que mais resultados de cédulas antecipadas e por correio foram adicionados aos totais. O democrata comentou que cumpriu sua promessa de campanha de reconstruir o firewall democrata nos estados de Wisconsin, Michigan e Pennsylvania, que o republicano ganhou em 2016.

“Nós reconstruímos a Muralha Azul em todo este país, que ruiu há apenas quatro anos”, disse Biden em referência a Wisconsin, Michigan e Pennsylvania, três estados que Trump venceu em 2016.

Os comentários vieram enquanto a corrida parecia estar rapidamente escapando do candidato republicano. Os veículos de comunicação de propriedade de Rupert Murdoch nos Estados Unidos mudaram o tom da cobertura em um aparente esforço para alertar os leitores e telespectadores de que Trump pode muito bem ter perdido a eleição presidencial. A nova mensagem parece ser estreitamente coordenada e inclui um apelo a Trump para preservar seu “legado”, mostrando graça na derrota. A epístola está sendo transmitida na Fox News e pelos jornais Wall Street Journal e New York Post – todos os veículos avidamente consumidos pelo próprio presidente, especialmente a Fox .

Contagem de votos

Como os votos continuaram a ser contados no Arizona, Geórgia, Nevada e Pennsylvania, Biden manteve a liderança em todos eles. Diversos órgãos de comunicação reconhecem que Biden é o vencedor no estado do Arizona ; qualquer um dos três estados restantes colocaria o democrata sobre os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para garantir a presidência.

Mas antes do discurso de Biden em Wilmington, o candidato republicano deixou bem claro que não admitiria a derrota na corrida tão cedo.

“Joe Biden não deve injustamente reivindicar o cargo de Presidente!” Trump tweetou. “Eu poderia fazer essa afirmação também. Os processos judiciais estão apenas começando!” Mas na manhã de quarta-feira, ele já havia afirmado que tinha vencido a eleição.

Trump alegou que há uma conspiração entre democratas, a mídia, pesquisadores e funcionários eleitorais estaduais para impedir que ele fosse reeleito.

“Nossos números começaram a ser diminuídos milagrosamente, em segredo”, disse o candidato republicano, sem fornecer qualquer evidência para apoiar essa alegação explosiva. “Este é um caso em que eles estão tentando roubar uma eleição. Eles estão tentando fraudar uma eleição. E não podemos deixar isso acontecer.”

O discurso de Trump atraiu duras repreensões de republicanos e democratas, muitos dos quais disseram que ele prejudicou a confiança que os americanos têm na instituição do voto.

Após ser tirado do ar pelas três maiores redes de tv dos Estados Unidos, Trump se retira da sala

“Acreditamos que o povo americano merece ter total transparência em todas as contagens de votos e certificação eleitoral, e que não se trata mais de uma única eleição”, disse o presidente em seu comunicado. “Trata-se da integridade de todo o nosso processo eleitoral. Desde o início, dissemos que todas as cédulas legais devem ser contadas e todas as cédulas ilegais não devem ser contadas, mas temos encontrado resistência a esse princípio básico por parte dos democratas a cada passo. Seguiremos esse processo em todos os aspectos da lei para garantir que o povo americano tenha confiança em nosso governo. Nunca vou desistir de lutar por você e por nossa nação.”

Mas Biden deixou claro que não ficaria sentado de braços cruzados enquanto Trump tenta mantê-lo longe da Casa Branca. “A democracia funciona. Seu voto será contado. Não me importo com quem tenta impedir, não vou deixar isso acontecer”, disse Biden. “As pessoas serão ouvidas. Nossa jornada é em direção a uma união mais perfeita e seguiremos em frente”.

Inferno astral na Casa Branca

Mark Meadows,

O chefe de gabinete do presidente Trump, Mark Meadows, foi diagnosticado com o coronavírus enquanto o país presencia um crescimento assustador do número de registros diários de casos da pandemia.

Dois altos funcionários do governo confirmaram ontem que o chefe de gabinete havia testado positivo para o vírus, que matou mais de 237.000 americanos até agora neste ano.

Meadows apareceu pela última vez em público na manhã de quarta-feira sem uma máscara quando Trump declarou falsamente a vitória na contagem de votos.

Deixe seu comentário