Lula está preso

Um comboio na Rodovia Anchieta leva nesse momento o ex-presidente Lula preso. Ele deverá ir para o Aeroporto de Congonhas, rumo a Curitiba. Quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro, Lula se entregou e foi preso. Eram 18h40 da noite desta sexta, 07, quando Lula colocou-se sob a custódia da PF.

Foi mais complicado do que parecia. Lula só conseguiu sair do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC numa segunda tentativa, a primeira travada por uma barreira humana, o que o obrigou a caminhar até uma rua anexa e atravessar um galpão para driblar a militância. Foi preciso um apelo da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de outros apoiadores, em cima do palanque, pedindo que liberassem a saída de Lula. O temor era de que a demora pudesse ser interpretada como uma protelação, e piorasse sua situação.

Lula não foi algemado, mas, ao contrário do que foi negociado, não foi levado em carros descaracterizados, mas em carros pretos com o giroflex ligado sobre o capô. Às 19h todos os principais canais de TV exibiam o comboio da PF levando o ex-presidente preso.

Lula está preso acompanhado de seu advogado, Cristiano Zanin Martins. Mais cedo, Lula participou de seu último ato livre, uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faria aniversário de 68 anos nesta data, e que se tornou um grande ato político.

Lula deverá ser levado para Curitiba e começará a cumprir a pena na sede da PF, enquanto aguarda a possibilidade de um habeas corpus ou de um possível novo entendimento do STF para a prisão após condenação em segunda instância.

Deixe seu comentário
Artigo anteriorO nome é Boulos
Próximo artigoMarina Silva oficializa candidatura a presidente
Jornalista e analista sênior de informações. Formou-se na Universidade de Brasília em 1987. Por mais de 20 anos, foi repórter, editor, correspondente e chefe de Sucursal em alguns dos principais veículos de comunicação do País: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Istoé e Correio Braziliense. Trabalhou na FSB Comunicação, onde, por oito anos, foi diretor do núcleo de Mídia & Análise. É diretor de Atendimento da Santafé Ideias, no Rio, além de colaborador da Avenida Comunicação. Também é sócio-fundador da RMPJ e da Revista Tablado. Entre as premiações que recebeu estão o Prêmio Esso de Jornalismo, com a equipe de IstoÉ, e Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. É pai de Bruno e Gabriela.