O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não compareceu a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, mas promete um forte relacionamento em todos os setores entre os dois países. Trump foi representado pelo Secretário de Estado, Mike Pompeo — capitão da reserva do Exército.
A novidade é que o Brasil pode passar a integrar o programa Visa Waiver dos Estados Unidos.
“O antigo governo brasileiro não estava interessado em participar desse programa. A ideia que o turista brasileiro tinha que era uma imposição do Departamento de Estado, mas a história era completamente diferente. A queda do visto para turista era para ter acontecido em 2014”, enfatiza um funcionário do governo americano.
O Brasil será o 39º integrante do programa Visa Waiver (que isenta viajantes a turismo de visto para a Terra do Tio Sam).
É bom frisar que os turistas de países participantes do Programa Visa Waiver (VWP) devem, antes de embarcar para os Estados Unidos, preencher o formulário da Electronic System for Travel Authorization
A autorização da ESTA é válida por dois anos. Se o turista preferir ter o visto no passaporte, poderá aplicar para o “Visto B”.