AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON
Marca registrada do povo brasileiro, a hospitalidade também é reconhecida pelos turistas internacionais que desembarcaram no Brasil em 2019, segundo a Pesquisa de Demanda Turística Internacional realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com os dados, nove em cada dez turistas internacionais aprovaram a hospitalidade brasileira em 2019, confirmando a característica de bom anfitrião do nosso povo.
“Temos o povo mais hospitaleiro do mundo. De norte a sul do país os brasileiros estão sempre de braços abertos para receber brasileiros e estrangeiros. Não tem como dar errado, o lugar mais bonito do mundo tem também as pessoas mais simpáticas para o turista”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
A avaliação, com escala até 10, ratificou a excelência da hospitalidade nas cinco regiões do Brasil e em todas as unidades federativas. Destaque para o DF, que alcançou nota 8,9, empatado com Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
A avaliação, que tem escala até 10, ratificou a excelência da hospitalidade nas cinco regiões do Brasil e em todas as nossas unidades federativas. Destaque para o Distrito Federal, que alcançou nota 8,9, empatado com o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Ainda segundo o levantamento, a boa acolhida é um dos atrativos que fazem com que 95% dos ouvidos manifestem a intenção de retornar ao país e 94% recomendem o Brasil como destino. Outro achado importante e positivo da pesquisa é o fato de 86% dos turistas internacionais acharem que a viagem atendeu ou ainda superou as expectativas.
Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça comemora. “A pesquisa confirma a característica singular do brasiliense de receber com muito carinho todos os seus visitantes. Somos uma cidade estruturada, temos mais de 40 mil leitos, com a qualidade de nossos serviços reconhecida. Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília nasceu acolhendo moradores de todos os cantos do país e do mundo, que vieram em busca de oportunidades e trouxeram suas raízes culturais. Este respeito e gosto pela diversidade fazem da capital brasileira um lugar hospitaleiro também para estrangeiros, que se sentem em casa nesta cidade, sede de embaixadas de mais de 130 países. Todos que conhecem e vivem Brasília se encantam com a nossa energia”, disse a secretária.
O DF é muito mais que a cidade cosmopolita que nos encanta, é lugar de gastronomia incrível, é turismo de aventura e ecoturismo, com suas cachoeiras e trilhas. Queremos que todas as pessoas que nos visitem vivam essa Brasília ao máximo
Vanessa Mendonça, secretária de Turismo
Vanessa destaca o trabalho que a pasta vem exercendo nos dois últimos anos para fortalecer Brasília como destino turístico. “O fato de os turistas internacionais confirmarem que a viagem superou as expectativas comprova o novo olhar do turismo sobre o qual este Governo está trabalhando. Desde o início da nossa gestão, estamos promovendo experiências únicas para a nossa população e visitantes, como a estruturação, capacitação e promoção de rotas, apresentando uma Brasília diferente de tudo o que as pessoas já viram, em meio à beleza do Cerrado, com suas paisagens de tirar o fôlego. O DF é muito mais que a cidade cosmopolita que nos encanta, é lugar de gastronomia incrível, é turismo de aventura e ecoturismo, com suas cachoeiras e trilhas. Queremos que todas as pessoas que nos visitem vivam essa Brasília ao máximo”, completou a secretária de Turismo.
A pesquisa de Demanda Turística Internacional reforça outro levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, divulgado em janeiro deste ano, que colocou a capital do Brasil no topo dos destinos turístico tendência em 2021.
Presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare-DF), Reinaldo Ferreira também ressalta a importância dos resultados neste momento de aquecimento do setor, por conta da pandemia. “São notícias que nos trazem esperança neste momento de retomada. Mostram o quanto o Governo do DF tem se destacado em preparar Brasília como um destino para receber e o trabalho que a Secretaria de Turismo vem realizando, unindo todos os segmentos do nosso trade, como empresários da hotelaria, as agências e a mobilidade para mostrar Brasília como uma cidade com muitas coisas para fazer”, afirmou. “Isso tem levado a nossa população e visitantes a conhecerem melhor a capital do Brasil, gerando mais trabalho, emprego e renda. Não há no país um esforço sendo feito neste nível, com tanto diálogo, e isso nos deixa animados, diante das novas perspectivas”, concluiu Reinaldo.