Com mais uma pesquisa BTG/FSB, divulgada em 19/09, cobrindo segundo turno, potencial de votos e desconhecimento, vai ficando claro que a campanha de Simone Tebet está cometendo um grande erro.
As mensagens da campanha focam em programa de governo, novas ideias e algumas críticas ao passado de Lula e ações de Bolsonaro, mas se esquecem de dizer claramente qual seria o maior trunfo de Tebet:
– Simone Tebet é a única que pode ganhar de Lula no segundo turno!
Para isso, basta, em primeiro lugar, mostrar que Bolsonaro perde não apenas para Lula, mas também para Ciro e Simone no segundo turno e, assim, não teria nenhuma chance de ser eleito.
Consolidando dados de seis pesquisas (IPEC, DATAFOLHA, BTG/FSB, IPESPE,GENIAL QUEST e PODERDATA), fica ainda mais claro que Bolsonaro tem um teto máximo da ordem de 41% no segundo turno, que significa 43% de votos válidos e mostra um índice bem menor no primeiro turno.
Visto isso, quais as chances de Simone? Pelo quadro de evolução de potencial de votos abaixo, vemos que ela é a única que cresce desde 15/08.
E porque ela cresce? Cresce porque o seu índice de desconhecimento vai diminuindo, como pode ser visto nos dois quadros abaixo.´
Em 15/08, Simone tinha um potencial de votos de 14% (soma dos azuis) e um desconhecimento (em preto) de 57%.
Agora, em 19/09, o desconhecimento caiu pra 30% e o potencial de votos subiu para 31%, uma relação direta.
Perceberam? O desconhecimento caiu de 57% para 30% e o potencial de votos subiu de 14% para 31%.
A dedução obvia é que se o desconhecimento continuasse a cair, o potencial de votos ultrapassaria Ciro e Bolsonaro ainda no primeiro turno.
É isso que tem que ser dito. Focado naqueles que dizem votar em Bolsonaro, mas que na verdade querem se livrar de Lula e também naqueles que dizem votar em Lula, mas que querem apenas se livrar de Bolsonaro. Esse pessoal está minimamente preocupado com programas de governo.
Essa frase tem que ser dita claramente na campanha: “Simone Tebet é a única que pode ganhar de Lula!”. E provar com os dados das várias pesquisas.
Focar muito nos nichos onde ela ainda é desconhecida e que, naturalmente passariam a tê-la como opção de voto assim que percebessem que as possibilidades são reais.
Mas muito tempo foi perdido. Faltam apenas 12 dias para que isso seja passado a todos (os 30% que a desconhecem), mas a campanha tem dinheiro. Quem sabe?
Paulo Milet, é empresário, formado em Matemática/UnB com Pós em Adm. Pública/ FGV