A pesquisa BTG/FSB não traz boas notícias para Bolsonaro (nem para Lula e Ciro) mas traz ótimas notícias para Simone Tebet, senão vejamos:
No primeiro turno, Tanto Bolsonaro quanto Lula e Ciro estão estáveis nas duas últimas semanas (na primeira com as entrevistas na Globo e na segunda semana, com o debate na BAND). Em percentuais:
Bolsonaro: 36 – 36 – 34; Lula: 45 – 43 – 42 ; Ciro: 6 – 9 – 8,
Mas Simone, claramente está em ascensão. Veja a sequência: 2% – 4% – 6%
Sendo que Simone tem 7% no voto feminino, 9% nos que tem 60 anos ou mais, 8% nos que tem curso Superior e 9% entre os que moram nas capitais e 7% na região norte/centro-oeste.
Fora o voto feminino, que é resultado claro dos debates, não é difícil concluir que esses números dela, maiores que a média, acontecem nos grupos que tem maior conhecimento sobre ela e acesso a informações com mais velocidade.
Outra informação interessante é sobre o potencial de votos, que é a soma dos votos “com certeza”, somados com o “poderia votar”. Como pode ser visto no quadro acima.
Nessas duas semanas ela sai de 16%, passa por 21% e chega em 28%! Essa subida rápida de 12 pontos tem a ver claramente com um menor desconhecimento dos eleitores sobre ela. Saiu de 51% para 35%. Uma queda de 16% no desconhecimento resultou em uma subida de 12 pontos no potencial de votos! Os outros 3 candidatos ficam estáveis. (Claro! Já são conhecidos por mais de 90% dos eleitores).
Continuando a análise da pesquisa BTG/FSB , agora sobre o segundo turno, a situação piora mais um pouco para Bolsonaro e melhora novamente para Simone Tebet:
Nas simulações de segundo turno e comparando com duas semanas atrás, Bolsonaro perde para os outros 3 principais candidatos: 40 X 53 contra Lula (estava em 39 X 52); 39 X 49 contra Ciro (estava em 40 X 47); e 40 X 46 contra Simone (estava em 42 X 42).
Se perde para os 3, a conclusão óbvia é que Bolsonaro não tem chances de ganhar o segundo turno e além disso, mostra que ele tem um teto de 40% para o primeiro.
E Simone? Com um desconhecimento ainda em 35%, ela (ainda) perde para Lula (48 X 32) mas estava em 53 X 25 duas semanas atrás! Reduziu a diferença de 28 para 16 pontos. Ela ainda tem 35 pontos para garimpar novos votantes e reduzir mais ainda essa diferença. Veja abaixo.
Ciro ganha de Bolsonaro e de Simone, mas perde para Lula (mesmo diminuindo a diferença em duas semanas) mas ele não tem a opção de ficar um pouco mais mais conhecido (já é conhecido por 93%) e garimpar votos. Além disso, Ciro foi quem mais perdeu “certeza na decisão do voto” , caindo de 57% para 45%. Lula e Bolsonaro estão firmes nos 87% nessa certeza, enquanto Simone subiu de 41% para 53%.
Infelizmente a disputa Ciro X Simone no segundo turno, não é coletada nessa pesquisa.
O ponto chave parece estar no quadro abaixo, que mostra o desconhecimento e a rejeição dos candidatos.
Lula, Bolsonaro e Ciro são bem conhecidos (mais de 93%) e rejeitados por um grande número: Bolsonaro 55%, Lula 46% e Ciro 49%.
Simone é conhecida apenas por 65% e rejeitada por somente 36%.
Nesse quadro estará a decisão das eleições!
– Paulo Milet, é empresário, formado em Matemática/UnB com Pós em Adm. Pública/ FGV