O MDB prepara-se para o voo solo. Uma comissão de sábios do partido, coordenada informalmente pelo ex-ministro e ex-governador Wellington Moreira Franco, está concluindo um documento com diretrizes e bases para o relançamento do partido.
O manifesto deverá circular ainda esta semana, possivelmente na próxima quinta-feira.
O objetivo eleitoral a curto prazo é alinhar as lideranças para a retomada da ação com vistas às eleições municipais do ano que vem. Estrategicamente, no entanto, o documento deverá juntar as forças dispersas do partido, duramente abalado no último pleito nacional.
Como no passado
Esta desidratação política do partido revela-se e explica-se pela fraquíssima participação emedebista nos últimos debates no Congresso. Embora tenha uma bancada ainda numerosa, essa força não se expressa politicamente, como no passado.
O objetivo do documento é fazer o partido voltar aos trilhos.
Seus parlamentares de grande destaque no cenário estão no topo da política devido às suas lideranças em frentes parlamentares, e não pelo poder de fogo partidário. Este seria o caso do deputado Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, com forte influência e atuação independente dentro do quadro nacional.
E também o do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que faz parte do núcleo coerente do gabinete ministerial, também devido à sua liderança em frente parlamentar no espaço pluripartidário.
O documento em fase final de gestação deverá reagrupar ideológica e operacionalmente o MDB, que visa reconquistar sua posição de maior partido parlamentar do País.