Em razão da pandemia da Covid, a cúpula será realizada por via remota, com transmissão ao vivo pela Internet, com acesso aberto para todos os cidadãos. Começa na próxima quinta-feira, 22 de abril, e terminará no dia seguinte. O foco principal é a saúde do meio-ambiente do planeta. A devastação da Amazônia não escapará aos debates.
Jair Bolsonaro deve falar em nome do Brasil, acompanhado de seus ministros Ricardo Salles, do Meio-Ambiente, e Carlos França, das Relações Exteriores. O representante de cada país terá três minutos para manifestar seus pontos de vista sobre o tema. Entre os chefes-de-Estado que participarão da cúpula estarão, por exemplo, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os presidentes Emmanuel Macron, da França, e Xi Jinping, da China, entre outros chefes-de-Estado.
Convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Cúpula dos 40 Líderes Sobre o Clima do Planeta irá debater a preservação ecológica em todos os continentes. É, na verdade, uma preparatória para Cop-26, a Conferência da ONU para as mudanças climáticas, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia.