Ninguém podia imaginar que duas personalidades tão conhecidas, acostumadas ao sucesso que a fama lhes trouxe e habituadas ao relacionamento com grandes públicos fossem demonstrar inibição longe dos palcos e shows tão recorrentes em suas vidas. Agora deputados federais por São Paulo, o humorista Tiririca e o cantor Sérgio Reis são dos parlamentares mais assíduos nas sessões do Legislativo. Entretanto, preferem sentar-se nas cadeiras mais distantes e menos iluminadas do plenário da Câmara Federal, longe dos holofotes.
Tiririca é o nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva. Nascido na pequena cidade de Itapipoca, no Ceará, ainda jovem tornou-se conhecido nos programas de rádio e televisão de Fortaleza. Não demorou para o jovem comediante, ator, cantor e compositor ganhar fama em outros estados. Sua bem-humorada figura cantando “Florentina” agradou em cheio às pessoas de todas as idades. Tornou-se tão conhecido que, em 2011, resolveu entrar para política. Candidatou-se a deputado federal pelo PR-Partido da República. Obteve histórica votação: 1.016.799, ficando atrás somente de Celso Russomano, e à frente de Jair Bolsonaro, no ranking dos parlamentares mais votados do Brasil.
Sérgio Reis, na verdade, é Sérgio Bavini. Adotou novo sobrenome também por conveniência artística. “Coração de Papel” foi a canção que deu start a sua carreira ainda nos tempos da Jovem Guarda, nos anos 1960. Seus fãs multiplicaram-se quando gravou “Menino da Porteira”, talvez seu maior sucesso. Tornou-se artista consolidado, grande nome da música sertaneja, com vários discos gravados. Aos 75 anos, resolveu experimentar a política. Candidatou-se a deputado por São Paulo, onde nasceu, e foi eleito com 45.330 votos, pelo PRB.
O humorista e o cantor já se conheciam dos programas de tevê que participaram Brasil a fora. Hoje, a principal atividade de um e de outro não está ligada aos palcos e shows. Mas sim, ao campo da política. E ambos têm boa fama. O deputado Tiririca é o mais assíduo parlamentar de todo o Congresso nas sessões. Ele mesmo diz: — Não estou fazendo mais que cumprir o meu dever, o de estar presente. E Sérgio Reis, o congressista que teve o maior número de emendas aprovadas dentre todos seus colegas de parlamento. Todas elas beneficiando a área da saúde.
Por curiosidade e coincidência, ambos os deputados — tanto Tiririca quanto Sérgio Reis — votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff quanto pela aceitação pela Câmara da denúncia feita pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, contra presidente Michel Temer.