O segundo dia de governo do presidente Jair Bolsonaro, essa quinta-feira, começou com a primeira reunião com seus 22 ministros, no Palácio do Planalto, com duração de mais de três horas. Ao lado do vice Hamilton Mourão e do Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzzoni, cada um dos participantes usou da palavra para falar do primeiro contato com suas pastas.
Segundo Onyx Lorenzzoni, nesse primeiro encontro do presidente com sua equipe, Jair Bolsonaro autorizou os ministros fazerem demissões de servidores comissionados que não tenham coincidência de opinião com o novo governo e também revisar os contratos de locação de imóveis para abrigar órgãos da administração federal, já que detectou-se agora que a União possui aproximadamente 700 mil imóveis e, ainda assim, aluga outros.
O presidente Bolsonaro pretende reunir esse Conselho de Governo uma vez por semana, dependendo do tempo, mas confirmou para o próximo dia três de fevereiro, portanto daqui a um mês, a segunda reunião ministerial. Tempo em que cada setor do primeiro escalão retornará para, em grupo, apresentar novas questões detectadas, o andamento de projetos e, enfim, atualizar os assuntos de cada pasta.
À tarde, Jair Bolsonaro foi à sede do Gabinete Institucional da Presidência, próximo do Palácio do Planalto. Ouviu do general Heleno Augusto explanação sobre as atividades do órgão de assessoria do qual é o ministro-chefe.