No dia em que Ulysses Guimarães — a histórica e importante figura do partido — completaria 103 anos, o MDB realizaou Convenção Nacional para eleger seu novo presidente. É o deputado Baleia Rossi, de São Paulo, que sucede ao ex-senador de Roraima Romero Jucá.
Líderes igualmente históricos do MDB compareceram ao evento, realizado em Brasília. Estavam lá o ex-presidente da República José Sarney, os ex-ministros Eliseu Padilha, Eunício Oliveira, Henrique Meirelles e Carlos Marun, além dos senadores Renan Calheiros, Fernando Bezerra Coelho e Eduardo Braga.
Todos eles discursaram, inclusive o presidente do PSDB, o ex-deputado Bruno Araújo. Disse que seu partido, assim como o MDB, tem compromisso com a democracia e o sucesso da economia. Mas a estrela da festa foi Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, que é do Democratas. Foi citado por todos os oradores e aplaudido pelos convencionais de todos estados do Brasil.
Em sua fala, Baleia Rossi lembrou que o MDB sempre foi considerado ao longo do tempo e de vários governos “o partido da governabilidade”. Mas que doravante isto mudará. Pretende empreender à sigla maior independência.