030202Bom poder aproximar o leitor distante – e o eleitor também – do cenário dos ac02tecimentos. Essa, aliás, é a função de um fotógrafo de notícias, o meu caso.
Durante as últimas semanas tenho dedicado praticamente todo meu tempo a registrar a crise que aflige o País. Ora estou no Congresso, ora no Supremo e, principalmente, nos palácios da Alvorada, Jaburu e Planalto. O objetivo, obviamente, é buscar mostrar a face dos personagens e, sobretudo, a atmosfera reinante no coração do poder.
Assim, escolhi, dessa vez, fotos que colhi do clima nos últimos dias da sede do governo, o Palácio Planalto, ocupado pela presidente Dilma Rousseff, gravemente ameaçada pelo processo de impeachment. Triste observar o que pode ser o fim melancólico de uma Era política.
Salão Oeste do Planalto. Cerimônia com índios: eles não foram.Corredor do segundo andar: o solitário funcionário à porta dos gabinetes.Os garçons: aguardam, em vão, o chamado de quem vão servir.Térreo do Planalto: a chegada do presidente da Contag para encontro com Dilma Rousseff.Ante-sala do gabinete presidencial: a longa espera dos dois deputados aliados.Entrada principal: o segurança confere o buquê de flores com o detector de metais.Equipes de tevê: câmaras de vídeo na expectativa das últimas notícias.Ativistas do Congresso de Direitos Humanos chegam para audiência com a presidente.Galeria do térreo: o visitante confere as fotos de ex presidentes.Encontro no terceiro andar: Dilma com integrantes da Contag.Salão do segundo andar: à espera de cerimônias.Rampa interna: a presidente chega para participar de evento do Programa Mais Médicos.