O papel de um fotojornalista é aproximar os leitores distantes de um fato que ele tem a primazia de documentar.
O presidente Michel Temer reuniu no segundo andar do Palácio Planalto em torno de 80 mulheres e homens que representam o pensamento brasileiro dispostos a colaborar com a recuperação da economia. Estavam lá, cientistas políticos, comunicadores, publicitários, artistas, esportistas, economistas, observadores da cena mundial, representantes de setores de vários setores da chamada sociedade civil. Mas também, empresários de alto calibre. Formam o staff do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Estava lá, enfim, boa parte PIB brasileiro.
Ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Temer abriu a reunião dizendo da necessidade de todos se unirem em torno das reformas que propõe para recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento. E que é necessário trocar o ilusionismo pela lucidez. Entre os presentes, o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho Resende; o ator Milton Gonçalves; o apresentador de tevê Roberto Justus; o publicitário Nizan Guanaes; a escritora Ana Claro Machado; a psicóloga Viviane Lalli, irmã de Ayrton Senna, campeão de Fórmula Um; o cientista político Murilo Aragão; José Júnior, fundador da ONG Afroreggae do Rio; o professor João Carlos Di Genio, a jurista Eliana Calmon. E ainda chairmains de grandes grupos empresariais: Luíza Trajano, Roberto Setúbal, Abílio Diniz, Chieko Aoki, Jorge Gerdau Johanpeter, Benjamin Steinbruch, Roberto Sicupira, Paulo Sakf…
Como se vê, é um grupo heterogêneo, com representantes de setores os mais diversificados. Não podia faltar o dono da maior fortuna do Brasil e um dos 30 homens mais ricos do mundo: Jorge Paulo Lemann, acionista principal, por exemplo, da Ambev, Lojas Americanas, Burger King, entre tantas outras empresas.
Estou diariamente na seara do poder fotografando fatos e personagens importantes do contexto nacional. Porém, é raro ver em numa só sala nomes de tamanha grandeza. Com minha câmara, botei atenção redobrada em cada um desses senhores e senhoras, afinal não é todo dia que acontece reunião de pessoas tão relevantes.
Durante os discursos pude retratá-los dentro do conceito de aproximar o leitor ausente de um acontecimento por meio de fotografias. Me deparei com vários detalhes. Porém, um deles achei bem interessante: doutor Jorge Paulo Lemann, um dos mais afortunados homens do mundo, estar usando um relógio de baixíssimo custo, sem nenhuma demonstração de exagero ou vaidade, desses que a gente encontra para o alcance de qualquer bolso nas lojinhas de rua.