Os proprietários de bares e restaurante do Rio de Janeiro estão rindo à toa com o faturamento recorde nas Olimpíadas. Mas, no resto do país, aconteceu o contrário.
Os empresários da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), reunidos esta semana em Brasília, constaram uma queda de cerca de 30% no faturamento de agosto em função dos Jogos Olímpicos, fora o Rio de Janeiro.
José Renato Vessoni, do restaurante Chácara Turma da Mônica, em São Paulo, atribuiu a retração do faturamento ao fato do consumidor preferir assistir as Olimpíadas em casa pela quantidade de opções de jogos diante do seu controle remoto. Mas, independentemente deste comportamento, o faturamento dos bares e restaurantes também vem caindo neste semestre devido à perda do poder de compra dos consumidores diante dos preços. O preço de um cafezinho no Brasil é equivalente ao de um cafezinho na Europa.
A empresária Clélia Iwaki, da Global Exhibitions, disse que o segmento já está adotando novos processos de produção e industrialização de alimentos a fim de oferecer produtos mais em conta ao consumidor.
A rede de restaurantes Chinatown, na região nordeste, é um destes casos. Fez o ajuste de custos e espera a retomada do consumo no próximo semestre, segundo o empresário Bobby Fong.