Surpresas do Ibope: Dória dispara, Marta cai, Haddad oscila

João Dória Jr e Geraldo Alckmin

O Ibope -SP que acaba de ser divulgado, encomendado pelo Estadão e pela TV Globo, confirma tendências detectadas em levantamentos anteriores e nas pesquisas internas das campanhas, mas também traz surpresas. O crescimento vertiginoso do tucano João Doria (de 17% para 28%) não é mais novidade e deve lhe assegurar a primeira vaga do segundo turno. Já a queda de Celso Russomanno (39% para 24%) é maior do que a de Marta Suplicy (20% para 15%), mas a da candidata do PMDB é mais inesperada.

Marta não está mais embolada com Russomanno na disputa pela segunda vaga do segundo turno, que, salvo surpresas de última hora, será disputado entre os candidatos do PSDB e do PRB. Em tese, Doria e Russomanno estão tecnicamente empatados, mas o primeiro em viés de alta e o segundo em queda – talvez por isso, o tucano vença nas simulações de segundo turno.

Fernando Haddad ganhou três pontos (9% para 12%), o que pode ser uma mera oscilação, transferência de votos no campo da esquerda, onde Luiza Erundina também caiu três pontos. Mas  pode também configurar um crescimento, quem sabe fruto da estratégia do petista de nacionalizar a campanha, saindo com Lula a tiracolo, com seu discurso anti-Temer.

 

Deixe seu comentário