Tecnicamente, o julgamento ainda não acabou. Mas o voto formalista de Rosa Weber selou o destino do ex-presidente Lula. Pelo andar da carruagem, ele só escapa da cadeia se alguém pedir vistas, e o zunzunzum do momento é que esse alguém pode ser o ministro Marco Aurélio Mello. Nesse caso, o grupo favorável à mudança no entendimento sobre a prisão em segunda instância forçaria a votação das duas ADCs que tratam do assunto antes da volta do assunto ao plenário.
Segundo observadores do STF, caso isso não aconteça, o placar esperado agora é de 6 x 5 contra Lula. O número 6 seria o da própria Carmen Lúcia, desempatando o jogo. Mas a partida só termina quando acaba, como dizem os antigos no futebol. É preciso esperar.
Marco Aurélio já deu muitos sinais, ao longo da tarde, de que está cuspindo marimbondos, sobretudo em cima de Carminha, a quem responsabilizou pelo resultado por não ter pautado suas ADCs. Para pedir vistas e suspender o julgamento, porém, tem que ter muita coragem – e não dar a mínima para ser crucificado por parte da opinião pública e pela mídia.