Aberta a caixa-preta do auxílio-moradia no Judiciário, ficaram à solta também os fantasmas dos outros poderes. O pagamento do auxílio para os deputados nunca foi novidade, já que o número de apartamentos funcionais jamais foi suficiente para todos. O que pouca gente sabe é que o benefício acabou virando uma espécie de Minha Casa Minha Vida para deputados que acabaram adquirindo flats em Brasília- pagos,commo auxilio-moradia.
Era assim, há mais ou menos uns dez anos: o deputado pedia o auxílio-moradia integral e ia morar num flat, como o antigo Blue Tree, o Kubitsckek Plaza ou o Meliá. As construtoras facilitavam e esse pagamento mensal,em torno de uns R$ 3 mil, acabava valendo como prestação do imóvel, que ao,fim de uma mandato de quatro anos, tornava-se propriedade do então deputado mesmo que ele não se reelegesse. Pago quase que totalmente com os recursos públicos…
Nessa modalidade subsidiada, ao estilo do MCMV, muita gente adquiriu sua casa própria em Brasília – inclusive ex-deputados que hoje ocupam vagas em tribunais.