A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional chega a Minas Gerais. O deputado federal Patrus Ananias (PT/MG), secretário-geral desta organização pluripartidária, comanda a assembleia de instalação da seção mineira no próximo dia 12, em Belo Horizonte.
O ato público realiza-se no auditório do subsolo do CREA-MG, no centro da capital, na Avenida Álvares Cabral, 1.600. A sessão vai dar posse à presidente regional, deputada federal Áurea Carolina (PSOL/MG).
No programa político-ideológico, a organização se define como “defensora da soberania nacional, combatendo as privatizações e outros atos de desestatização e desmantelamento do aparelho estatal”.
Esta frente vem sendo organizada ao longo de 2018, quando se definiu o resultado eleitoral em favor das forças identificadas como privatistas e liberais na economia. Entretanto, nas últimas semanas, o vocábulo “soberania” também foi apropriado por movimentos identificados com o atual Governo e as ideologias de direita.
Não confundir com a Ordem Soberanista do Aliança pelo Brasil, um partido autoproclamado de direita, liderado pela família do presidente da República. A Frente, pelo contrário, autodeclara-se abertamente de esquerda. Esta é uma advertência importante para evitar confusões.