O Tutti Brasiliani, do jornalista Ivanir José Bortot, um dos fundadores e atual colaborador d’Os Divergentes, foi inscrito para o 63º Prêmio Jabuti de Literatura de 2021. O livro narra a imigração italiana para os estados do Rio Grande do Sul e Paraná. A obra relata a saga da família Bortot nos últimos 300 anos, na Itália e no Brasil.
O Jabuti é o prêmio mais importante da literatura brasileira, concedido pela Câmara Brasileira do Livro desde 1958. Produzido pela Editora Libretos, “Tutti Brasiliani” detalha a trajetória da família do autor desde suas origens, na região do Veneto, no norte da Itália, sua localização no Brasil, na Serra Gaúcha, e posterior migração para o Paraná, onde se constitui num dos esteios da cidade de Pato Branco, no sudoeste deste estado.
Os Bortot continuam presentes na Europa como família destacada na cidade de Belluno, na Itália, contando entre seus integrantes com políticos, empresários, intelectuais e diplomatas, dentre os quais o atual cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Roberto Bortot.
Nos seus mais de 100 anos no País, os Bortot participaram dos principais acontecimentos da História do Brasil nesses tempos, inclusive como combatentes e ativistas nas Revoluções de 1893 e 1923, no Rio Grande do Sul. Selecionado para o Jabuti, o livro deste jornalista paranaense radicado em Brasília representa uma abertura do concurso literário para a história da construção étnica e econômica do sul e do oeste brasileiro.