Colegas de Renan Calheiros, que o conhecem há tempos, constatam um crescente mau humor. Com a Lava Jato em seu pé, nada mais normal. A diferença para outros momentos de tensão é que, mesmo com rompantes internos, Renan sempre exibia um certo sangue frio em público.
Desde a delação de Delcídio Amaral, eles identificam destemperos em suas reações. Renan tem couro grosso, já passou por outras situações bem complicadas. Dessa vez é pior. Além da avalanche na Lava Jato, fantasmas do passado o assombram. Um deles é a delação de Sérgio Mendes que promete detalhes sobre o pagamento pela empreiteira Mendes Júnior de pensão para a filha de Renan com a jornalista Mônica Veloso.
Mesmo assim o comportamento de Renan, com frequentes perdas de estribeira, tem surpreendido. Qual é a explicação?
Dizem pessoas que convivem de perto com Renan que, além da pressão da Lava Jato, ele tem recebido pilha de José Sarney e Jader Barbalho, ex-presidentes do Senado, para falar grosso.
De acordo com elas, enquanto Renan se expõe, Jader e Sarney se fingem de abajur, tentando passar despercebidos. Pouco adianta, a Lava Jato continua a apertar o cerco.