O deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) resolveu esticar o suspense, entregando um parecer lacrado à Comissão de Constituição e Justiça sobre o recurso de Eduardo Cunha para anular a decisão do Conselho de Ética que aprovou a cassação de seu mandato.
Fonseca alegou que seu relatório tecnicamente exige comentários durante sua leitura para que não paire nenhuma dúvida. Apesar de todo esse mistério, amigos de Ronaldo Fonseca dizem ter ouvido dele que o parecer apontará duas ilegalidades na tramitação do processo no Conselho de Ética. Assim, sua proposta é de anular a decisão e reenviar o pedido de cassação de Eduardo Cunha para o Conselho de Ética. É tudo o que Cunha quer. A conferir.
Como não tem maioria na Comissão de Justiça, Cunha pretende ganhar tempo e adiar a decisão para agosto. Mas, também, avalia com advogados e aliados políticos o melhor momento para renunciar à Presidência da Câmara. Ouvi ontem de um de seus principais parceiros que a dúvida não é se Eduardo Cunha, mas, sim, quando.