Fui conferir agora à noite no site do PT como o partido avaliou sua estrondosa derrota nas eleições municipais. Só havia dois posts sobre o resultados: a ida de João Paulo para o segundo turno em Recife e a reeleição de Marcus Alexandre em Rio Branco. Fiquei curioso.
Abri o site do PSDB. Em clima de celebração, o partido comemora vitórias, a penca de candidatos no segundo turno, posts com análises eleitorais, entrevista com Aécio Neves, a vitória de João Dória em São Paulo, enfim uma festa.
Não havia tanto alarido no site do PMDB. Mesmo de forma mais contida, o PMDB comemora o fato de continuar a ser o partido com maior número de prefeitos no país, a vitória de Teresa Surita em Boa Vista, e estar com candidatos no páreo em 14 disputas em segundo turno, seis deles em capital.
E o site do PDT? O partido comemora a eleição de 334 prefeitos, deixando, por exemplo, o PT comendo poeira. O destaque foi a eleição de 51 prefeitos no Ceará, onde disputa também no segundo turno em Fortaleza. Ponto, portanto, para seu presidenciável Ciro Gomes.
A ressaca petista teria contaminado seus parceiros mais próximos? Pelo site do PC do B, não. O partido comemora todos os bons resultados, como a ida ao segundo turno do prefeito de Contagem, Carlin Moura, e festeja até onde se saiu bem mal como nas derrotas por goleadas das deputadas federais Alice Portugal, em Salvador, e Luciana Santos, em Olinda. Como disse o barão de Coubertin, o importante é competir.