Para a população do Rio de Janeiro, os hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos são os segmentos que estão mais bem preparados para receber os visitantes nos Jogos Olímpicos. Já o transporte deixa muito desejar e pode representar um problema, segundo os cariocas e fluminenses. Essa percepção foi detectada em pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio RJ/Sesc em parceria com a FGV.
De qualquer jeito, a população da capital e do estado do Rio é mais otimista do que o resto do Brasil em relação ao sucesso dos Jogos e a seu legado: 61% dos habitantes da cidade do Rio e 63% dos que vivem no estado confiam no êxito das olimpíadas.
Curiosamente, é longe da Vila Olímpica e das praias que vivem os que mais acreditam no sucesso dos jogos, que são os moradores da Zona Central da cidade: 76%, seguidos pelos da Zona Norte, com 64%. Pode ser influência e proximidade das obras concluídas do Porto Maravilha – de fato, um espetáculo.
O ponto fraco para os Jogos, a maior preocupação dos habitantes do Rio, é aquele que todo mundo imagina mesmo: o transporte, que na opinião de 58% das pessoas não está preparado para receber os turistas e atletas olímpicos. A violência também preocupa 52% dos cariocas, mas há uma percepção de melhoria com o programa de segurança implantado há alguns meses e a presença ostensiva da Força Nacional.
A uma semana dos jogos, depois do noticiário negativo sobre a Vila Olímpica, só mesmo a simpatia e o bom humor do carioca para melhorar o astral.