Izalci reclama de Paulo Guedes pelo populismo financeiro no Pronampe

Numa reunião virtual da Comissão Mista do Congresso Nacional, o senador Izalci Lucas cobrou do ministro Paulo Guedes apoio às pequenas empresas afetadas pela pandemia do coronavírus

Izalci Lucas - Foto Orlando Brito

O ministro da Economia Paulo Guedes levou uma chave de braço do senador Izalci Lucas (PSDB/DF) ao reclamar do populismo do Ministério da Economia, que concentrou o socorro financeiro do governo nas microempresas, abandonando as pequenas à própria sorte. Na última reunião (virtual) da Comissão Mista do Congresso Nacional que trata dos problemas dos pequenos negócios abalados pela recessão provocada pela pandemia da covid-19, o senador candango cobrou equidade de alocação dos recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O parlamentar apontou um grande desequilíbrio.

Questionando o ministro, Izalci foi direto: “Nós aprovamos, no Congresso Nacional, socorro para pequenas e microempresas e, através da norma que fizeram, colocaram 80% para as microempresas e apenas 20% para as pequenas. E os bancos disseram que vão primeiro liberar os 80% das micro para, só depois, começarem a socorrer as pequenas. Então, temos um problema sério em relação ao Pronampe”, enfatizou.

Pego no contrapé, Guedes admitiu que R$ 26 bilhões estariam parados, e que parte do dinheiro remanejado por meio de emendas parlamentares não chagaram à ponta. O parlamentar do Distrito Federal continuou pressionando e intimou o ministro a dar uma solução: “Espero que em nossa próxima reunião o senhor e os bancos já tenham resolvido isto”, finalizou, Izalci.

Deixe seu comentário