O ex-ministro Aldo Rebelo vai à frente do grupo de vaqueiros alagoanos que se desloca fazendo uma cavalgada entre as cidades de União dos Palmares e Viçosa (ambas em Alagoas), “para celebrar o Quilombo dos Palmares e seu herói Zumbi”, disse a’Os Divergentes. O esquadrão se desloca numa marcha de 52 km, atravessando serras e canaviais, na região em que se deu a grande guerra colonial século XVII.
Rebelo, vestido a caráter, com chapéu de couro e gibão típicos, lidera o esquadrão. Natural daquela região, ele procura resgatar aquela epopeia. Radicado em São Paulo, onde tem suas bases eleitorais, ex-deputado com cinco mandatos, atualmente sem partido, o ex-parlamentar está veraneando em sua cidade natal, Viçosa.
No mês de novembro ele participou de uma maratona equestre no Rio Grande do Sul, a Cavalgada do Mar, entre as praias de Torres, na fronteira gaúcha com Santa Catarina, e Pinhal (RS), na altura da Lagoa dos Patos. Numa das fotos nesta página, ele aparece pilchado de gaúcho, com o chapéu de abas largas e o lenço dos maragatos, com o Oceano Atlântico ao fundo.