Há um ano, Bolsonaro em seu primeiro dia de presidente

A conversa de Bolsonaro com Onyx e Bebiano. Foto Orlando Brito

Depois da posse no dia primeiro de janeiro, Jair Bolsonaro teve naquela quarta-feira sua estreia em seu novo dia-a-dia, ou seja, como presidente da República. O primeiro compromisso foi bem cedo, às 9 da manhã, no Palácio do Planalto. Participou da transmissão de cargos dos chamados Ministros da Casa.

Para os cargos de Ronaldo Fonseca, Eliseu Padilha, Carlos Marun e do general Etchegoyen — do governo Michel Temer — o novo presidente escolheu o advogado Gustavo Bebiano, o deputado Onyx Lorenzzoni e os generais Augusto Heleno e Santos Cruz.

A agenda de Jair Bolsonaro seguiu até o fim da tarde. Teve encontro com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo; com o presidente de Portugal, Rebelo de Souza; primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban e o vice-presidente do Parlamento Chinês, Ji Bingxuan. E por último, transmissão de cargo do Ministro da Defesa Silva e Luna para o general Fernando Azevedo.

Hoje, um ano depois, Bebiano e Santos Cruz não mais fazem parte da equipe presidencial. Deixaram o governo após crises que envolveram o amigo de Bolsonaro e seus filhos, Olavo de Carvalho, que mora nos Estados Unidos.

Jair Bolsonaro em sua primeira cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Foto Orlando Brito
Bolsonaro em sua primeira cerimônia como presidente. Foto Orlando Brito
O presidente e os ministros cantam o Hino do Brasil. Foto Orlando Brito
Bebiano, Onyx e Bolsonaro na primeira cerimônia palaciana. Foto Orlando Brito
Na despedida do general Etchegoyen. Foto Orlando Brito
Bolsonaro desce a rampa interna do Palácio para seu primeiro compromisso como presidente. Foto Orlando Brito
Ao fim da cerimônia, Jair Bolsonaro retorna ao gabinete presidencial. Foto Orlando Brito

 

Deixe seu comentário