Defesa Civil do DF adere a sistema de alertas via SMS

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

DA AGÊNCIA BRASÍLIA

A população de Brasília passa a ter mais um canal de comunicação sobre previsão de desastres naturais e orientações sobre o que fazer em caso de emergências.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, aderiu ao sistema de alertas desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional e passou a enviar mensagens via SMS para os cidadãos.

Os alertas são dados pelo órgão em parceria com o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O serviço orienta a população quanto aos procedimentos que precisam ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, por exemplo.

Os celulares ativos no Distrito Federal receberam uma mensagem de cadastro. Para ativar o serviço, é necessário respondê-la com a indicação do código de endereçamento postal (CEP) do local de onde deseja receber os alertas.

Após esse procedimento, o aparelho estará pronto para receber os alertas. É possível cadastrar mais de uma localidade.

“Munida dessas informações com antecedência, a população pode se precaver. É importante salientar que esses dados, contudo, dependem da disponibilidade dos centros de meteorologia e de radares”, destacou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

Caso não tenha recebido a mensagem para cadastro, o interessado deverá enviar o CEP para o número 40199. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento.

Deixe seu comentário