LARISSA SARMENTO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Cerca de 390 linhas de ônibus vão sofrer alteração na quantidade de viagens entre segunda-feira (18) e 14 de fevereiro. A readequação é por conta das férias escolares, período em que o número de passageiros diminui cerca de 25%, de acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).
Segundo o diretor-geral da autarquia, Léo Cruz, assim como julho, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são mais procurados pelas pessoas para as férias, o que leva a uma queda na utilização do transporte público.
Cruz ressalta que, para ajustar a oferta e a demanda, a melhor saída é fazer uma readequação nas linhas oferecidas. “Se a gente não cuidar do equilíbrio financeiro do sistema de transporte, isso pode aumentar o custo tanto para o governo quanto para população.”
O sistema de transporte público do DF opera hoje com 860 linhas de ônibus. Aproximadamente 700 mil passageiros circulam por dia nos veículos. Esse número diminui de 20 a 30% nos meses de férias.
Na segunda-feira (18), a população poderá consultar no site do DFTrans as alterações em cada uma das 390 linhas que passarão por algum tipo de adequação.