Ministro Ricardo Lewandowski – Nomes e momentos de 2016

Ricardo Lewandowski preside sessão do julgamento final do Impeachment de Dilma Rousseff. Brasília, 26/08/2016 - Foto Orlando Brito. Fotos Orlando Brito

Ricardo Lewandowski foi um dos pares de nome e sobrenome que mais frequentou a mídia nesse ano de 2016.

Em seu segundo ano à frente do Supremo Tribunal Federal, esteve presente nos momentos mais importantes do país, por exemplo, presidindo no Senado, ao lado de Renan Calheiros, a sessão final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Para muitos, a conduta do ministro Lewandowski na presidência específica e temporária do Senado foi perfeita. Para outros, não. Partiu dele a ideia de, mesmo cassada da presidência da República, Dilma Rousseff não perder o direito de exercer cargos públicos. Aliás, a consequência disto levou o então presidente da Corte Suprema a ser alvo de pedido de impeachment contra ele, o que, por fim, acabou não prevalecendo.

Ricardo Lewandowski nasceu, em 1948, no Rio de Janeiro, mas construiu sua carreira de magistrado em São Paulo. Assumiu a toga do STF em março de 2006, escolhido pelo então presidente Lula. Foi sucedido na presidência do Supremo pela mineira Cármen Lúcia.

 

Deixe seu comentário