Após horas e horas, de várias e exaustivas sessões marcadas por divergências e mudanças no texto final, o relatório do deputado Onyx Lorenzzoni foi aprovado pelo placar de 30 votos a zero, na Comissão Especial da Câmara que analisou o projeto de lei com as medidas contra a corrupção.
A admissão como crime a prática de Caixa 2 nas campanhas eleitorais, considerada a principal medida em análise, foi mantida no texto do deputado Onyx. O tema gerou polêmica desde a instalação da comissão e resultou em debates acalorados e momentos de tensão entre os parlamentares. Finalmente admitido e aprovado no relatório, prevê a incriminação de candidatos e punição com multa os dirigentes partidários e os próprios partidos.
Agora, o Projeto de Lei 4.850/16 espera que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defina o dia em que será apreciado e novamente votado no plenário pelos deputados. É possível, porém, que sejam apresentadas emendas que possibilitem a anistia de eventuais acusados pela prática.
A homologação da delação premiada da Odebrecht firmada pela empreiteira e o Ministério Público, na Operação Lava-jato, aumenta o clima de expectativa no Congresso.