Banco do Brasil anuncia reforma administrativa: redução de agências e funcionários

A maior agências do Banco do Brasil, em Brasília. Foto Orlando Brito

A diretoria do Banco do Brasil anunciou a decisão de fazer reformulação administrativa da instituição, a ser executada já no início do próximo ano e que deverá alcançar grande parte de sua rede de 5450 agências localizadas em grande parte dos municípios do país. O plano pretende extinguir 402 dessas agências e transformar outras 379 em postos de atendimento.

Atualmente o BB tem em torno de 108 mil funcionários, além de cinco mil estagiários. A previsão é que a medida reduza suas despesas não somente com folha de pagamento de servidores, mas também com gastos de aluguéis de instalações, condomínio, transporte de valores, segurança e manutenção de imóveis.Calcula-se que o plano chegue a economizar em torno de 750 milhões anualmente.

Faz parte ainda do conjunto de mudanças, um plano de demissão voluntária. Ou seja, incentivo a aposentadorias, com previsão de alcance de 10 mil funcionários. O Banco do Brasil é a mais antiga instituição financeira do país, criado ainda no tempo que o Brasil era colônia de Portugal, por Dom João VI, em 1808, portanto há 208 anos.

Deixe seu comentário