A lista de concorrentes à Presidência da República na eleição de agosto próximo terá hoje, sexta-feira, 21 de janeiro, um nome confirmado. É o de Ciro Gomes, que já foi candidato na eleição de 2018.
O cearense nascido em Pindamonhagaba — a mesma cidade natal de Geraldo Alckmin, em São Paulo — Ciro Ferreira Gomes tem agora 65 anos. Já foi governador do Ceará, deputado estadual, prefeito de Fortaleza e ministro duas vezes. Da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso e da Integração Nacional de Lula. Agora é, portanto, a segunda vez que concorre ao Planalto.
Em 6 de agosto de 2018 o PTB, partido ao qual continua filiado, fez festa para Ciro Gomes anunciar o nome da senadora por Tocantins Katia Abreu como sua companheira de chapa para enfrentar nas urnas os 12 outros candidatos. A dupla ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 13.344.371 votos. No segundo, Jair Bolsonaro, do PSL, venceu Fernando Haddad, do PT.
Na cerimônia de hoje ainda não será conhecido o nome do vice de Ciro Gomes. Depende de uma série de fatores. Por exemplo, acordos e possíveis apoios e uniões com outros partidos. Em tempos de pandemia, todos os cuidados sanitários estão sendo tomados para o ato, com exigência da apresentação atestado de vacinas contra a Covid e uso de máscaras. O número de convidados será reduzido. Até mesmo a homenagem aos 100 anos de Leonel Brizola, fundador do PDT, será tímida, por meio da Internet.