O gaúcho Antonio Galvan, produtor em Mato Grosso, é o novo presidente no triênio 2021/24 da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), entidade que congrega 240 mil agricultores ativos em 16 estados brasileiros. Ele sucede a Bartolomeu Braz Pereira, de Brasília.
Galvan tem o perfil do empreendedor típico em agronegócio do Centro-Oeste. Nascido em Sananduva, norte do Rio Grande do Sul, graduou-se em Contabilidade, migrou para o Paraná atuando no setor agrícola por sete anos no Paraná e foi para Vera, norte de MT. No ruralismo, fez a carreira completa: presidente do sindicato rural de Sinop (MT), presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso, diretor da Federação de Agricultura e Pecuária de MT (FAMATO). O vice-presidente é o agricultor José Sismeiro, de Goioerê, Paraná. Uma liderança com o pé na terra cultivada.
A nova diretoria tomará posse no final mês de abril, em data a ser definida. Vão compor a nova diretoria da entidade vice-presidentes regionais, diretores administrativos, diretores financeiros, além de conselheiros fiscais titulares e suplentes indicados pelos presidentes de todas as regiões produtoras.