Lula é Lula, Dilma é Dilma

Lula e Dilma: quatro governos do PT - Foto Orlando Brito

O ex-presidente Lula tem dito a amigos que não está disposto a encontrar-se neste momento com representantes do governo de Michel Temer, apesar de o novo ministro chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, ter anunciado que pretende procurá-lo.

Não quer dizer que não o faça mais adiante. Agora, no entanto, não é o momento. Pareceria estar traindo a presidente afastada, Dilma Rousseff.

Mas Lula também ainda não decidiu se participará de reuniões visando definir a estratégia para Dilma tentar voltar ao governo. Conforme revelou Ivanir Bortot aqui em Os Divergentes, Dilma pretende reunir-se com ministros esta semana para começar a traçar essa estratégia, e gostaria de convidar Lula.

Como diria aquele velho comentarista de futebol: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma coisa é o PT, outra coisa é Dilma.

Lula focou sua vida na construção do PT. Dilma foi uma opção temporária que não se mostrou muito acertada, na visão do ex-presidente. Não vai aí nenhum rompimento, mas a hora é de cuidar do PT.

Quanto à volta de Dilma ao governo, isso é muito mais prioridade dela, do que de Lula.

O que também não significa que as estratégias para o PT e para a volta de Dilma não se cruzem em determinados momentos daqui para a frente, mas são coisas distintas.

Daí o posicionamento de Lula — um tanto afastado — na cerimônia de despedida de Dilma no Palácio do Planalto.

Daí, também, porque o presidente está pensando duas vezes, antes de marcar uma reunião com Dilma e seus ministros neste momento. Este ainda é um assunto em estudo, digamos assim.

A propósito, reveja abaixo como Lula se comportou no discurso de despedida de Dilma em frente ao Palácio do Planalto. Presente. pero no mucho…

 

Deixe seu comentário