Em tempos de ódio político em ascensão e preconceito serial, só o bom humor salva. Na fábrica de memes que movimenta as campanhas políticas, e anima os desocupados em geral, dois eventos insólitos dominaram as redes sociais nas últimas horas. Durante encontro com parte dos presidenciáveis no chamado Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, nesta segunda, 9, Ciro Gomes (PDT) caiu na provocação de um blogueiro do notório MBL, um certo Arthur do Val, conhecido como Mamaefalei, pré-candidato a deputado estadual em SP pelo DEM. O pedetista concordou sorridente com uma entrevista ao vivo e, a partir daí, o que se viu foi um festival de provocações até que Ciro, percebendo que caíra numa cilada, afastou-se, encostando a mão na nuca do blogueiro. Foi o que bastou. O MBL, que conseguiu o que queria, já viralizou no youtube vídeos chamando o candidato do PDT de “desequilibrado”. O Time Ciro Gomes respondeu com humor nas redes sociais, ironizando o “pescotapa”. Até uma paródia da famosa cabeçada do francês Zinedine Zidane no zagueiro italiano Marco Materazzi, na final da Copa do Mundo de 2006, foi usada. Até o fim da tarde, o Mamaefalei já tinha quase 800 mil visualizações do vídeo.
As táticas do MBL são tão conhecidas quanto o pavio curto de Ciro. “O sequestro do Lula, como vai?”, perguntou o blogueiro, sugerindo que Ciro tiraria o ex-presidente da cadeia e o exilaria em uma embaixada. Ciro perguntou se Val era “bolsominion”, tratamento jocoso aos partidários do capitão-deputado Jair Bolsonaro. “Não, sou liberal”, respondeu. “E receber o pessoal do [juiz Sergio] Moro a bala?”, provocou. Ciro chamou Val de “bobão” e tudo terminaria ali se Ciro não apalpasse o cangote do blogueiro. “Foi leve, não estou me vitimizando. Mas não é uma postura de candidato a presidente”, disse Val, que mostrou todo o seu preconceito ao ver Ciro dar-lhe as costas. “Não sou a Patricia Pillar para você bater”, berrou o blogueiro, enquanto Ciro se afastava.
A atriz e o político foram casados, mas estão separados há vários anos. “Convivi 17 anos com ele e ele nunca foi machista”, disse Patricia, em entrevista recente. Val foi mais longe. Ciro já estava longe, a turma do deixa-disso chegava, e ele berrava. “Tá achando que você tá no Nordeste, Ciro, que você é coronelzão lá?”. Ah, Bolsonaro, o favorito do MBL, não estava no debate. O site de humor sensacionalista logo cravou: “Ciro dá um pescotapa em Ciro para ele deixar de ser Ciro”.
O outro meme da hora ocorreu durante discurso do presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, para a posse dos novos ministros. Cercado por correligionários, Temer discursava quando, de repente, pigarreou, e emergiu de sua garganta uma voz gutural assustadora. Temer reagiu com bom humor, sorriu sem graça e pediu pastilhas. E logo retomou o discurso. Já tratado pelos adversários como “vampirão”, o presidente logo foi brindado com memes que diziam ter finalmente surgido a prova de que Temer é uma criatura das profundas. “Demônio invade corpo de Michel Temer durante pronunciamento”, diz um post com mais de 3 milhões de visualizações. “Voz ‘diabólica’ de Michel Temer na posse viraliza e é o pior pesadelo desta sexta-feira 13”, brincou o site Huffpost Brasil. No Twitter, teve quem adicionasse um áudio fantasmagórico para dar o tom mais adequado à cena.
Temer foi salvo por uma pastilha, levada por um assessor. Já Ciro precisará de um bom calmante pra levar a campanha adiante.