O título do artigo já mostra que o governo (ou seria desgoverno) Bolsonaro deixou uma herança enorme de mal feitos, tanto é que inúmeros personagens da sociedade brasileira já o classificaram como o pior que já existiu na história nacional.
Mas voltando ao título, será que os incontáveis danos ao meio ambiente do Brasil seria a sua pior herança. Creio que é uma das mais terríveis que ele deixou, porém com novas e corretas políticas governamentais, os danos causados poderão ser reparados para voltarmos a ser um País ambientalmente desenvolvido e respeitado no cenário ambiental mundial.
Muitos poderão dizer que sua herança pior foi a tragédia que ele causou com a sua incompreensível postura de negar a vacinação contra a COVID, quando contrariou a posição adotada por quase todos os países deste nosso planeta baseada em evidências científicas que ele não enxergava. Embora esta herança jamais será esquecida, não creio que seja a pior, apesar da perda de cerca de 700 mil brasileiros pelo seu erro governamental.
Ou o incentivo ao armamento da população brasileira foi sua pior herança? Horrível ver tanta gente armada, e aumentando o número de mortes por causa dessa política armamentista, sem dúvida é uma herança terrível. Mas, como as anteriores, não creio que possa ser considerada a pior, pois novamente, com decisões adequadas de futuros governos isto pode ser desarmado em prazo hábil para eliminar essa anomalia da sociedade brasileira.
Com certeza o fato de ele, e seus fanáticos seguidores, tentarem dar um golpe na democracia brasileira é uma herança negativa muito forte. Entretanto, não creio que seja a pior, até porque os patriotas brasileiros, não aqueles que se vestem de amarelo ou se enrolam em bandeiras brasileiras, mas os que realmente prezam a democracia, conseguiram estancar o golpe premeditado e, ao final, tivemos uma herança positiva com essa capacidade da sociedade brasileira de combate a qualquer elemento que queira ser ditador no Brasil.
A entrega da gestão governamental para o Congresso Brasileiro, no toma lá dá cá de cargos públicos, não pode ser considerada a pior herança, até porque isso sempre existiu em outros governos. Mesmo que na gestão de Bolsonaro tenha alcançado proporções enormes quando o País foi praticamente controlado pelo Congresso, ou seja, um parlamentarismo distorcido e disfarçado, gerado sob medida para preservar o mandato de um presidente que, se não fosse isso, não teria escapado de processo de impeachment.
Infelizmente, essa distorção republicana não mostra sinais de enfraquecimento, pois o Poder Executivo, face às barganhas amorais dos nossos congressistas, continua sendo refém do Poder Legislativo. Talvez um dia, em um futuro que espero não seja distante, o povo brasileiro acorde, como acordou no enfrentamento do já citado golpe, e adote posicionamentos que forcem os congressistas nacionais a cumprirem o seu papel como representantes do povo e dos Estados brasileiros, e deixem de atuar como governantes não eleitos do Brasil. Nesse dia, nosso País pode ter a esperança de ser uma grande nação, sendo administrado por indivíduos competentes e sem, ou com pouca, corrupção.
Então, afinal qual a pior herança do governo Bolsonaro? Considero que é uma herança que levará tempo para ser eliminada da sociedade brasileira, pois será um trabalho de conscientização das crianças e dos jovens da atual geração. Essa pior herança nunca ocorreu em épocas anteriores, nem mesmo, no nível atual, na época do governo militar.
Ver amigos/as, parentes, personalidades terminarem suas relações afetivas, ou então se afastarem, por causa de ideologias políticas é um triste episódio na nossa história.
Então, a meu ver, a pior herança do governo maldito, é o ÓDIO entre nossos habitantes que foi introduzido na sociedade brasileira.