A Catedral Metropolitana é um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. Não somente por sua bela arquitetura, nascida da criação de Oscar Niemeyer, mas também pelas peças de arte que lá estão. Uma delas, é uma raridade: a réplica da Pietá, de Michelangelo, cujo original está no nave principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A Pietá foi esculpida por Michelangelo entre os anos 1498 e 1499, durante o período da Renascença Italiana e é considerada uma obra prima da cultura universal. A estátua de mármore reproduz a emocionante cena da Virgem Maria com seu filho Jesus Cristo morto, logo após sua crucificação.
A cópia que se encontra na Catedral de Brasília tem as mesmas dimensões, 1,74m de altura por 1,95 de cumprimento, pesa 600 quilos e durou três anos para ser concluída pelos artesãos do Museu do Vaticano. É feita de pó de mármore e resina, veio para o Brasil em 1989 e foi abençoada pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao país. Ninguém perde a chance de fazer uma foto com a “Pietá brasiliense” quando visita a Capital.
Catedral de Brasília, obra de arte
A criação secular de Michelangelo contrasta com a arquitetura moderna de Oscar Niemeyer. Do lado de fora, o arquiteto colocou as estátuas dos Quatro Evangelistas, João, Lucas, Marcos e Mateus, feitas pelo italiano Alfredo Ceschiatti. Na lateral da igreja, a torre do Campanário, com quatro sinos de tamanhos diferentes, doados pelo Governo da Espanha. Os sinos foram batizados de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em referência às caravelas de Cristovão Colombo.
Assim como Pietá, no interior da Catedral moram três anjos. Eles são suspensos por cabos de aço e mais parecem voar pelo local. Mas os três Arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael enganam. Não são nada leves. O maior pesa 300 quilos e mede 4,45 metros. O médio 200 quilos e 3,40 metros. O menor é de 100 quilos e 2,20 metros. Todos esculpidos por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.
A Catedral Metropolitana de Brasília, que fica ao lado da Esplanada dos Ministérios é aberta diariamente de 8h às 17h. As Missas são celebradas de terça a sexta às 12h15 e 18h15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h30, 10h30 e 18h. O visitante ou fiel católico deve trajar calça ou saia compridas. Quem for de short ou roupas curtas não pode entrar na igreja.