A manhã dessa quarta-feira na Câmara Federal foi dedicada a um dos seus ex-presidentes, o deputado Luís Eduardo Magalhães, que presidiu a Casa de 1995 1997. Neto de ACM, Luís Eduardo faleceu ao fim de uma caminhada matinal, quando sofreu um infarto fulminante, em 21 de abril de 1998.
Luís Eduardo Magalhães, do então PFL-Partido da Frente Liberal, era o candidato predileto do então presidente Fernando Henrique Cardoso para sucedê-lo no Palácio do Planalto. Com sua morte, FHC apoiou a chapa José Serra-José Jorge, do PSDB, que acabou sendo derrotada por Lula, na eleição presidencial de 2002.
O plenário da Câmara, hoje presidida pelo deputado carioca Rodrigo Maia, ficou repleto de parlamentares contemporâneos de Luís Eduardo, nascido na Bahia. Mais de trinta oradores subiram à tribuna para homenageá-lo, inclusive o ex-governador de São Paulo e agora candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin, que foi deputado à mesma época. Sobrinho de Luís Eduardo Magalhães, o prefeito de Salvador ACM Neto falou em nome da família.