Desde o começo de 2020 até agora só no Brasil foram 620 mil mortes pela Covid. E em todo o planeta mais de cinco milhões de vidas perdidas. Dois ou três meses atrás pensávamos que a pandemia fosse diminuir o número de óbitos. Mas nada, veio a nova variante da doença, a Ômicron, para aumentar o medo e forçar ainda mais os cuidados recomendados pelos cientistas para não contrairmos o Coronavírus.
Na história do mundo jamais houve volume tão grande de mortes resultantes de uma só causa. E só não foi maior por conta do conjunto de cautelas que os imunologistas recomendam. Por exemplo, a assepsia constante das mãos com álcool gel e mesmo o distanciamento social. Mas os dois produtos da área médica de maior eficiência contra a Covid, com certeza, são as máscaras para usar sobre o nariz e boca e as vacinas.
É bem verdade que nem todo mundo adota tais cuidados, especialmente alguns chefes-de-Estado que insistem em negar a eficiência desses protocolos. O certo é que em todos os países as duas palavras da área médica que mais se pronunciou e se ouviu foram máscara e vacina.
Confira nas fotos abaixo a presença da dupla protetora usada pelas pessoas de bom senso — sejam elas pobres ou ricos, famosos ou gente simples — em todos os continentes: