Goiano da cidade de Anápolis, o ministro Henrique Campos Meirelles, hoje com 72 anos, é engenheiro civil graduado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. É também advogado e economista, com formação na Harvard Business School, nos Estados Unidos. Foi o principal executivo do Bank Boston, presidente do Banco Central do Brasil, e também presidente do grupo J&F Investimentos, empresa proprietária da Friboi.
Em 2002, filiado ao PSDB, Meirelles concorreu a uma cadeira da Câmara Federal por Goiás e obteve sucesso: foi o campeão de votos, 186 mil. Porém, renunciou ao mandato de deputado para aceitar o convite de Lula, eleito presidente da República naquele ano, para assumir a chefia do Banco Central. No governo Dilma Rousseff, coordenou a execução de investimentos dos Jogos Olímpicos.
Agora ministro da Fazenda do governo Michel Temer, é considerado “o esteio da economia”, em quem se deposita a crença de que a reforma da previdência trará o equilíbrio das contas públicas do País.
Henrique Meirelles não confirma nem desmente, mas é tida como certa sua candidatura à presidência da República, pelo PSD-Partido Social Democrático. O mistério só será desfeito no dia seis de abril, data limite para que os concorrentes ao Planalto tornem-se aptos legalmente para a disputa, em outubro.